Brasil
Anvisa alerta para golpe aplicado por email em serviços de estética
Golpe forja emissão de documento que não é de responsabilidade da autorquia
Foto: Reprodução/Freepik
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou nesta terça-feira (14) um alerta sobre um possível golpe contra serviços de estética. A agência recebeu denúncias de que golpistas estariam se passando pelo órgão e enviando mensagens via email em que orientam os serviços de estética e embelezamento a clicar em links para obter um Procedimento Operacional Padrão (POP). A emissão não é feita pela autorquia e o endereço eletrônico das mensagens (emissoes.anvisa@rtpd.com.br) também é falso.
O POP é uma lista que informa os procedimentos realizados com o uso de cosméticos no estabelecimento e é feito pela própria empresa, sendo disponibilizada uma cópia para a vigilância sanitária local. "Segundo as denúncias recebidas, um site (https://rtpd.com.br/vigilancia_sanitaria/) estaria disparando para empresas como salões de cabelereiro, manicure, clínicas de estética etc, uma mensagem eletrônica em que informa a obrigatoriedade da emissão do POP. O texto alega ainda que a falta de regularização pode gerar penalidades e, a partir daí, induz o usuário a clicar em links suspeitos", diz o comunicado da agência.
“Nem a Anvisa nem outro ente fiscalizador emitem esses procedimentos. Pelo contrário, eles devem ser emitidos pelos estabelecimentos responsáveis e estar à disposição das autoridades sanitárias”, esclarece. Os canais de comunicação oficiais da Anvisa para esclarecimento de dúvidas sobre o serviço ofertado são o e-mail contato@anvisa.gov.br e o telefone 0800 642 9782.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.