Brasil
Fabricante de Ozempic alega contribuição ao PIB e geração de empregos em disputa por patente
Segundo a empresa, suas atividades no Brasil geram aproximadamente R$ 6 bilhões para o PIB, impulsionando setores como transporte e comércio de medicamentos
Foto: Reprodução/Memorial Santa Luzia
No final de 2024, a Novo Nordisk, laboratório responsável pela produção do medicamento Ozempic, apresentou ao governo brasileiro um relatório detalhando os impactos econômicos de suas operações no país. A ação visa reforçar a posição da empresa em meio à disputa pela extensão da patente do medicamento.
Segundo a empresa, suas atividades no Brasil geram aproximadamente R$ 6 bilhões para o PIB, impulsionando setores como transporte e comércio de medicamentos. Além disso, a empresa afirma ser responsável por 34,1 mil empregos, diretos e indiretos. Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk mantém uma fábrica em Montes Claros (MG) há três décadas, dedicada à produção de insulina, substância essencial para o controle da glicose no sangue.
De acordo com informações da CNN, a Novo Nordisk buscou o Ministério da Indústria para propor a extensão do prazo de patente, alegando que atrasos na autorização de vendas de medicamentos no Brasil prejudicam o retorno do investimento em inovação. No entanto, após a publicação da matéria, o governo declarou que não há planos para alterar a legislação de patentes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.