Brasil
Alexandre de Moraes alerta que comemorar 8 de janeiro pode configurar crime
Moraes, que é relator das investigações sobre atos antidemocráticos no STF, defende penas severas para desestimular novas tentativas de golpes
Foto: Gustavo Moreno/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, considera que quem comemorar os atos criminosos de 8 de janeiro pode ser responsabilizado criminalmente. Ele afirma que celebrar essa data é incompatível com a Constituição, pois representa uma tentativa de derrubar a democracia.
Em setembro, o STF já afirmou que a democracia de 1988 “não admite o enaltecimento de golpes militares”, uma posição que Moraes agora aplica ao contexto atual.
Em entrevista à “Veja”, em janeiro do ano passado, o ministro alertou: “qualquer pessoa que pretenda comemorar o dia 8 precisa ter muito cuidado, pois estará cometendo um crime”. Ele reforçou que “não se comemora tentativa de golpe, nem tentativa de derrubar os poderes constituídos". Isso também é crime”.
Moraes, que é relator das investigações sobre atos antidemocráticos no STF, defende penas severas para desestimular novas tentativas de golpes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.