Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cenipa investigará explosão de avião de pequeno porte em Ubatuba, no litoral de São Paulo

Brasil

Cenipa investigará explosão de avião de pequeno porte em Ubatuba, no litoral de São Paulo

Braço regional do centro especializado em acidentes aéreos foi acionado; aeronave caiu na manhã desta quinta-feira (9)

Cenipa investigará explosão de avião de pequeno porte em Ubatuba, no litoral de São Paulo

Foto: Defesa Civil SP

Por: Metro1 no dia 09 de janeiro de 2025 às 13:37

Atualizado: no dia 09 de janeiro de 2025 às 13:39

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi chamado nesta quinta-feira (9) para apurar as causas da explosão de um avião de pequeno porte em Ubatuba, no litoral paulista.

Investigadores do órgão foram acionados pela equipe regional do Cenipa. Segundo informações da prefeitura de Ubatuba, o acidente resultou na morte do piloto, que ficou preso às ferragens. A aeronave, identificada pela matrícula PR-GFS, transportava cinco ocupantes, sendo três adultos, duas crianças e o piloto. Durante a queda, outras três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local foram atingidas.

Como parte do procedimento padrão, o Cenipa realizará a “ação inicial”, que consiste em “coletar e confirmar dados, preservar os elementos relacionados ao acidente, verificar danos causados à aeronave ou por ela e reunir informações adicionais necessárias à investigação”. De acordo com o Cenipa, o prazo para a conclusão da investigação será o menor possível, levando em conta a complexidade do caso e os fatores contribuintes envolvidos.

Acidente

O acidente ocorreu na orla da Praia do Cruzeiro, após a aeronave ultrapassar a pista de pouso e não conseguir aterrissar. O modelo do avião é um Cessna Citation, bimotor a jato com capacidade para oito pessoas, incluindo um tripulante. De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o jato tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.