Brasil
"Que estejamos unidos e vigilantes", diz Lewandowski durante cerimônia de memória a 8 de janeiro
Lewandowski era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na época dos eventos de 2023
Foto: Robson Alves/MJSP
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou nesta quarta-feira (8) de uma cerimônia em memória aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, quando ocorreu a invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Durante seu discurso, Lewandowski ressaltou que a verdadeira essência da democracia está na capacidade do povo de construir uma sociedade mais justa e solidária.
“Há dois anos, fomos testemunhas de um episódio lastimável da nossa história. Vimos, perplexos, a invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília”, lembrou. “Logo nos demos conta, porém, de que o ataque à nossa democracia não começou ali, em 8 de janeiro. O processo foi mais sutil, mais gradual (...). Vimos todos o discurso de ódio e a disseminação de notícias falsas cresceram, alimentando a polarização e criando a narrativa de ‘nós contra eles’. Vimos surgir um nacionalismo exacerbado e anacrônico que, sob o disfarce de combater a corrupção ou defender a segurança nacional, abriu espaço para práticas que atacavam o próprio coração da nossa democracia.”
Lewandowski, que era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na época dos eventos de 2023, reforçou a importância de se manter vigilante e unido para proteger a democracia. Ele afirmou que cada ameaça ao regime democrático deve servir como um lembrete do valor essencial da democracia para a sociedade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.