Brasil
Brasileira é reconhecida como pessoa mais velha do mundo, segundo LongeviQuest
Inah alcançou esse título após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que morreu em 29 de dezembro de 2024, também aos 116 anos
Foto: Reprodução/LongeviQuest
A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo site LongeviQuest, especializado no acompanhamento e registro de supercentenários em todo o planeta.
Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, Inah alcançou esse título após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que morreu em 29 de dezembro de 2024, também aos 116 anos. O anúncio foi feito neste sábado (4) pela prefeitura de Ashiya, cidade onde Tomiko residia.
De acordo com informações do LongeviQuest, Inah teve seis irmãos e iniciou sua trajetória religiosa aos 16 anos, ingressando no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Em 1928, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai, onde fez seus votos religiosos e se tornou freira no dia 27 de dezembro daquele ano. Dois anos depois, retornou ao Brasil para lecionar português e matemática em uma escola na Tijuca, no Rio de Janeiro. No início da década de 1940, voltou a Santana do Livramento, onde continuou sua carreira como professora.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.