Brasil
Governo brasileiro se manifesta sobre investigação da China acerca das importações de carne bovina
China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina
Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação
O governo do Brasil informou nesta sexta-feira (27/12) que tomou conhecimento da abertura de uma investigação pelo Ministério do Comércio da China para analisar se o aumento das importações de carne bovina brasileiras tem prejudicado o setor doméstico chinês. A investigação abrange todos os países exportadores de carne bovina para a China e examina o período de 2019 até o primeiro semestre de 2024.
Em nota conjunta dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores, o governo brasileiro afirmou que buscará demonstrar que a carne bovina exportada ao país asiático não causa prejuízos à indústria local, ressaltando que, ao contrário, complementa a produção chinesa. A investigação tem duração prevista de oito meses e, por enquanto, não há mudanças nas tarifas de 12% sobre as importações de carne bovina aplicadas pela China.
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, com um aumento de 12,7% nas exportações em 2024, totalizando mais de 1 milhão de toneladas. O governo brasileiro reiterou seu compromisso de defender os interesses do agronegócio nacional, ao mesmo tempo em que respeita as decisões da China, buscando um diálogo construtivo para soluções mutuamente benéficas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.