Brasil
Morre aos 97 anos, Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul
Collares foi o único negro eleito para governar o Estado
Foto: Divulgação/PDT
O ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 97 anos. A causa foi falência múltipla de órgãos, decorrente de complicações de uma pneumonia. Alceu estava internado desde o dia 16 de dezembro no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha.
Collares foi o único negro eleito para governar o Estado. Além de ter sido prefeito e vereador em Porto Alegre, ele também foi deputado federal.
Nas redes sociais, o presidente Lula (PT) lamentou a morte de Collares e prestou uma homenagem relembrando a trajetória do ex-governador.
"Nos despedimos nesta madrugada de Alceu Collares, um dos grandes políticos brasileiros. Gaúcho de Bagé, foi o único governador negro do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola. Sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, Collares deixa um grande legado para o Brasil. Meus sentimentos aos familiares e admiradores deste grande brasileiro", disse o presidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.