Brasil
PGR denuncia deputado por injúria contra Erika Hilton
Abilio Brunini é acusado devido a comentários homofóbicos durante CPMI
Foto: Marcella Vieira/TV Centro América
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado e prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), por injúria contra a também deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A acusação se refere a uma fala do congressista durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro, em 2023.
Na ocasião, Abílio disse que Erika estava “oferecendo seus serviços” enquanto discursava no colegiado. A fala, feita fora dos microfones, veio logo depois dela afirmar que o parlamentar precisava “tratar sua carência” em outro lugar.
O caso começou a tramitar após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmar que Brunini proferiu comentários transfóbicos contra a deputada, que é uma mulher trans. "Ele fez uma fala homofóbica quando a companheira estava se manifestando, acusando-a de estar oferecendo serviços. Isso é homofobia e desrespeito”, afirmou o senador, durante a CPMI.
Parlamentares e o Grupo de Trabalho sobre Violência de Política de Gênero, ligado à Procuradoria-Geral Eleitoral, apontaram transfobia na fala. Para a PGR, ficou configurado o crime de injúria, que tem pena prevista de um a seis meses de prisão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.