Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 21 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ricardo Magro, apontado como maior sonegador do Brasil, é alvo de operação policial

Brasil

Ricardo Magro, apontado como maior sonegador do Brasil, é alvo de operação policial

Refinaria Refit e outras 188 empresas ligadas ao empresário acumulam dívidas bilionárias em ICMS

Ricardo Magro, apontado como maior sonegador do Brasil, é alvo de operação policial

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 15 de dezembro de 2024 às 08:05

Atualizado: no dia 15 de dezembro de 2024 às 08:08

A Polícia Civil de São Paulo está investigando Ricardo Magro, dono da refinaria Refit, por suspeita de liderar um esquema bilionário de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro que teria envolvido 188 empresas. Na sexta-feira (13), foram cumpridos mandados de busca e apreensão em seis endereços, localizados na capital paulista, em Guarulhos e Arujá. Magro, apontado como o maior sonegador de impostos do Brasil, acumula uma dívida de R$ 7,4 bilhões de ICMS no estado de São Paulo e mais R$ 8,2 bilhões no Rio de Janeiro, de acordo com as autoridades.  

A investigação começou em 2022, após a apreensão de um caminhão com cocaína na Zona Leste de São Paulo. A operação revelou ligações entre empresas ligadas ao empresário e contratos suspeitos relacionados à venda de combustíveis sem documentação fiscal adequada. Magro também já foi alvo de outras investigações, incluindo suspeitas de desvio de recursos de fundos de pensão em 2016, mas foi absolvido nesse caso.  

Em nota, a defesa de Ricardo Magro negou as acusações e afirmou que o grupo age de forma transparente, com emissão de notas fiscais que comprovam a legalidade das operações. A nota ainda criticou a tentativa de criar uma narrativa baseada em relações comerciais legítimas e destacou confiança de que a Justiça esclarecerá os fatos.