Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara aprova projeto que libera registro de armas para investigados

Brasil

Câmara aprova projeto que libera registro de armas para investigados

Apenas quem responde por crimes graves, como dolosos contra a vida, hediondos, contra a dignidade sexual, previstos na Lei Maria da Penha, com violência patrimonial ou por ameaça grave, continuará impedido de registrar armas

Câmara aprova projeto que libera registro de armas para investigados

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2024 às 07:53

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2024 às 07:58

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei que flexibiliza o registro de armas para investigados em inquéritos policiais, alterando o Estatuto do Desarmamento. O texto, que volta ao Senado devido às mudanças, estabelece novas regras e mantém alguns requisitos atuais. 

A proposta prevê que armas apreendidas passem a ser destinadas às Forças Armadas e órgãos de segurança pública, em vez de serem destruídas. Também acrescenta exceções para disparos de arma de fogo em locais públicos, permitindo-os em casos de legítima defesa.

Já os critérios de aptidão psicológica e técnica para registro de armas continuam os mesmos. Proprietários terão até um ano para regularizar seus registros.

De autoria do senador Wilder Moraes (PP-GO), o projeto foi relatado pelo deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO), que incluiu restrições para investigados em inquéritos. Apenas quem responde por crimes graves, como dolosos contra a vida, hediondos, contra a dignidade sexual, previstos na Lei Maria da Penha, com violência patrimonial ou por ameaça grave, continuará impedido de registrar armas.