Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 01 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Donald Trump ameaça países do Brics com tarifas de 100% caso bloco crie uma moeda própria

Brasil

Donald Trump ameaça países do Brics com tarifas de 100% caso bloco crie uma moeda própria

Em janeiro de 2025, o Brasil assumirá a presidência do Brics com o objetivo de criar um sistema de pagamento próprio entre os países membros, substituindo o dólar. Lula já defendeu essa mudança como forma de diminuir a dependência da moeda americana

Donald Trump ameaça países do Brics com tarifas de 100% caso bloco crie uma moeda própria

Foto: Official White House/Shealah Craighead

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2024 às 18:30

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou contra a proposta de criação de uma moeda única para os países do Brics, defendida por Luiz Inácio Lula da Silva. Trump afirmou, em suas redes sociais, que o dólar americano continuará sendo essencial no comércio internacional e alertou que países que tentarem substituir a moeda ou realizarem negociações sem o dólar enfrentarão tarifas comerciais de 100% com os EUA. Ele destacou que tais ações resultariam em uma ruptura nos negócios com a América.

“A ideia de que os países Brics estão a tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e observamos acabou. Exigimos um compromisso destes países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano. Dólar ou eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia americana. Eles podem procurar outro otário! Não há hipótese de o Brics substituir o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve dar adeus à América", disse Donald Trump.

Em janeiro de 2025, o Brasil assumirá a presidência do Brics, com um foco principal em criar um sistema de pagamento próprio para transações entre os membros do bloco, como alternativa ao dólar. O presidente Lula já havia defendido essa mudança, enfatizando a importância de reduzir a dependência da moeda americana, o que foi reiterado em seu discurso na última Cúpula do Brics. “Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional”, defendeu o presidente brasileiro.