Brasil
Governo divulga conjunto de ações destinadas à população negra
As medidas incluem a desapropriação de terras em diversos estados, como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O governo federal anunciou, na sexta-feira (29), ações para valorizar a cultura afro-brasileira, gerar emprego e promover o respeito à liberdade religiosa. As medidas incluem a desapropriação de terras em diversos estados, como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo.O governo destaca que essa ação é a maior desde 2008, quando 30 áreas foram entregues.
De acordo com o Palácio do Planalto, os decretos assinados pelo presidente Lula beneficiarão 1.123 famílias e cerca de 4 mil quilombolas de 15 territórios. A titulação desses territórios é o primeiro passo para garantir a autonomia e proteção das comunidades, preservando suas tradições culturais.
A assinatura dos decretos, ocorrida no mês do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), contou com a presença de autoridades, como as ministras Anielle Franco e Nísia Trindade e o ministro Paulo Teixeira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.