Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 30 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anatel utiliza IA para apreender 22 mil produtos irregulares durante a Black Friday

Brasil

Anatel utiliza IA para apreender 22 mil produtos irregulares durante a Black Friday

Produtos de telecomunicações no Brasil só podem ser comercializados se homologados, garantindo que atendem aos padrões de qualidade, segurança e certificação

Anatel utiliza IA para apreender 22 mil produtos irregulares durante a Black Friday

Foto: Divulgação/Anatel

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2024 às 15:31

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), apreendeu cerca de 22 mil produtos de telecomunicações, avaliados em mais de R$ 3 milhões, em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre em Betim/MG e Cajamar/SP. A operação Black Friday, em parceria com a Receita Federal, resultou na apreensão de celulares, power banks, drones, fones de ouvido, e outros dispositivos.

Utilizando a ferramenta de IA Regulatron, a Anatel automatizou a análise de anúncios online, verificando se os produtos vendidos em marketplaces atendiam aos requisitos legais e de segurança. “As ações de fiscalização presenciais nos centros de distribuição dos marketplaces são mais um passo que a Agência dá no combate à pirataria de produtos de telecomunicações. Além dessas ações, existe uma decisão cautelar em vigor por meio da qual a Anatel impôs, aos maiores marketplaces, medidas como a inclusão do código de homologação válido nos anúncios dos aparelhos celulares nas plataformas” informa a superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles.

Produtos de telecomunicações no Brasil só podem ser comercializados se homologados, garantindo que atendem aos padrões de qualidade, segurança e certificação. Isso evita produtos com riscos, como radiação excessiva ou falhas de segurança, e assegura a existência de um responsável legal para o consumidor.