Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Falta de serviços básicos preocupa periferias, aponta G20 Favelas

Brasil

Falta de serviços básicos preocupa periferias, aponta G20 Favelas

Documento será entregue nesta quinta-feira ao G20 Social

Falta de serviços básicos preocupa periferias, aponta G20 Favelas

Foto: Luiz Gonzaga de Souza/Pixabay

Por: Metro1 no dia 13 de novembro de 2024 às 17:30

A falta de serviços básicos nas favelas é a principal preocupação dos moradores dessas áreas, conforme destaca o Communiqué G20 Favelas. O documento ressalta que a ausência de infraestrutura estatal adequada é uma característica marcante desses territórios, prejudicando o acesso à saúde, educação, transporte, segurança e até mesmo a atividades culturais e esportivas.

O Communiqué G20 Favelas, que reúne diretrizes e recomendações para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, foi elaborado pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com a Unesco e a London School of Economics. A análise baseia-se em 3.007 conferências realizadas no Brasil e em mais 48 países, onde a Cufa atua diretamente, abordando questões estruturais das comunidades periféricas.

Nesta quinta-feira (14), o documento será entregue ao G20 Social, sendo apresentado em pré-lançamento na sede da Cufa no Conjunto de Favelas da Penha, no Rio de Janeiro. A entrega final será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G20 nos dias 18 e 19 deste mês, reforçando o apelo por políticas públicas que garantam os direitos humanos e reduzam a desigualdade nas favelas. Segundo o documento, "a precariedade institucional" nessas comunidades deve ser um dos focos de ação do G20, que inclui o protagonismo desses territórios no cenário global.