Brasil
Procon notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas
Empresa deverá tomar medidas para coibir publicidade no feed de notícia dos consumidores das plataformas
Foto: Unsplash
O Procon de São Paulo notificou a empresa Meta, responsável por Facebook e Instagram, por publicidade irregular de cigarros eletrônicos nas redes sociais da multinacional. O órgão solicitou informações sobre os critérios de suspensão de anúncios e pediu medidas para impedir a veiculação das peças publicitárias.
Em nota divulgada na terça-feira (12), o Procon paulista informou ter recebido informações contínuas sobre anúncios que aparecem no feed de notícias dos consumidores brasileiros.
Em resposta à notificação do Procon, a Meta disse que observa a legislação vigente no Brasil. “Proibimos anúncios que promovam a venda ou o uso de produtos de tabaco ou nicotina e de equipamentos relacionados. Os anúncios não devem promover dispositivos de vaporização como cigarros eletrônicos, vaporizadores ou outros produtos que simulem o fumo. Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para aplicar nossas políticas, removendo conteúdos violadores”, diz.
O órgão participou recentemente de uma operação ao lado da Polícia Civil do estado. Na ocasião, houve a apreensão de vapes que estavam à venda em estabelecimentos físicos. Na terça-feira (12), duas galerias da capital paulista foram fechadas por venderem o aparelho, proibido desde 2009 no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.