Brasil
Comissão do Senado discute incentivos para cultura gospel nesta terça
O projeto prevê que o poder público “incentivará, promoverá e protegerá a cultura gospel, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento cultural e o fortalecimento dos valores cristãos”
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A Comissão de Educação e Cultura do Senado vai analisar nesta terça-feira (12) um projeto que inclui a cultura gospel como manifestação da cultura nacional. A proposta também estabelece que templos religiosos sejam considerados “pontos de cultura” e determina o apoio do poder público ao segmento.
O projeto prevê que o poder público “incentivará, promoverá e protegerá a cultura gospel, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento cultural e o fortalecimento dos valores cristãos”. Serão criados “mecanismos de apoio e incentivo à cultura gospel, incluindo programas de fomento, concessão de recursos financeiros e facilitação para a realização de eventos e atividades culturais”.
Segundo a proposta, o reconhecimento se estenderá à cultura gospel e a eventos relacionados que envolvam “música, artes cênicas, vestuário, literatura, arte visual, dança, audiovisual, gastronomia, artesanato e qualquer manifestação cultural com a vida cristã como fundamento”.
O projeto é de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP) e recebeu parecer favorável do relator, senador Laércio Oliveira (PP-SE), que não sugeriu alterações. A Comissão de Educação e Cultura será a única responsável pela análise do projeto. Ele tramita em regime terminativo, ou seja, se aprovado, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no plenário do Senado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.