Brasil
Entenda quem era Vinícius Gritzbach e sua ligação com o PCC
Empresário foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (08) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Foto: Reprodução
O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (08) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Gritzbach estava jurado de morte pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), com o qual tinha histórico de conflitos e suspeitas de envolvimento em operações financeiras. O crime aconteceu na entrada do terminal 2, e o carro suspeito de ser usado no ataque foi encontrado abandonado nas proximidades.
Gritzbach, que já havia sido acusado de ordenar a morte de integrantes do PCC em 2021, cumpria liberdade condicional desde junho deste ano, usando tornozeleira eletrônica. Ele também foi alvo de investigações em casos de lavagem de dinheiro e financiamento de atividades da facção. Em 2023, o empresário sofreu uma tentativa de assassinato e foi denunciado por supostamente usar dinheiro do grupo para adquirir imóveis em Bertioga, litoral de São Paulo.
Segundo o Ministério Público, Gritzbach havia assinado um acordo de colaboração premiada, entregando informações sobre atividades do PCC. Ele teria utilizado fundos da facção em investimentos suspeitos, como a compra de jogadores de futebol para lavar dinheiro do tráfico. Equipes do DHPP e batalhões de Choque foram acionados para o aeroporto, onde a perícia ainda busca evidências sobre o crime.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.