Brasil
STF condena mais 14 réus pelos ataques de 8 de janeiro
Embora os 14 réus não estivessem na Praça dos Três Poderes durante os ataques, a PGR considera que os crimes foram coletivos e que eles também têm responsabilidade.
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou um grupo de 14 pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro e se recusaram a aceitar um acordo de não persecução penal proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A PGR avaliou que os crimes dos réus são de menor gravidade. Embora os 14 julgados não estivessem na Praça dos Três Poderes durante os ataques, permanecendo no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, a PGR considera que os crimes foram coletivos e que eles também têm responsabilidade pelos atos.
Os condenados receberam pena de um ano, substituída por restrição de direitos, e uma multa de dez salários mínimos por incitação ao golpe. As restrições incluem 225 horas de serviço comunitário, participação em um curso sobre democracia, a proibição de deixar a comarca, restrições no uso de redes sociais e a retenção dos passaportes. As defesas alegaram que não houve intenção criminosa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.