Brasil
Ministra Cármen Lúcia e TV Brasil são alvos de notícias falsas
Partes de uma entrevista que a ministra deu ao programa Trilha de Letras foram alteradas e divulgadas na internet.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram alvos de uma ação criminosa envolvendo a criação e disseminação de fake news.
Partes de uma entrevista que a ministra deu ao programa Trilha de Letras, exibido pela TV pública em 11 de setembro, foram alteradas e divulgadas na internet. O conteúdo modificado tenta fazer parecer que Cármen recomendou investimentos em criptomoedas por meio de uma empresa específica.
Originalmente, a ministra conversou com a apresentadora sobre literatura e sua paixão pelos livros. Já segundo o texto fraudulento, publicado em um site que simula um portal de notícias jornalísticas, Cármen teria revelado seus segredos de investimentos financeiros, recomendando o uso da plataforma Immediate Luminary. Segundo o texto, a “revelação involuntária” da ministra “despertou uma onda de reações entre os espectadores” e, em razão do teor de suas declarações, a ministra estaria sendo processada pelo “Banco Nacional do Brasil”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.