Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo suspende voos para repatriar brasileiros no Líbano

Brasil

Governo suspende voos para repatriar brasileiros no Líbano

Brasileiros terão "prioridade de embarque" em aviões comerciais; passagem em voo comercial será paga pelo próprio passageiro.

Governo suspende voos para repatriar brasileiros no Líbano

Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2024 às 17:42

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender por tempo indeterminado o envio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Líbano, que vinha sendo usado para repatriar brasileiros interessados em deixar o país devido ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.

Até esta quarta-feira (5), foram realizados dez voos de ida e volta entre Beirute, capital libanesa, e o Brasil, transportando um total de 2.071 passageiros, incluindo brasileiros e familiares diretos. No início da operação, o Itamaraty havia informado que cerca de 3 mil brasileiros tinham manifestado interesse em retornar ao Brasil.

Três brasileiros, todos menores de idade, morreram desde a escalada do conflito em outubro – incluindo uma bebê de 1 ano. Em mensagem divulgada por canal oficial, a Embaixada do Brasil no Líbano informou à comunidade local que não há data para a próxima viagem em voo da FAB. "A realização de novo voo de repatriação dependerá da demanda por parte de pessoas que se enquadrem nas prioridades definidas em lei, como também das condições de segurança", diz o Itamaraty.