Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Mineradoras pedem ao STF homologação de acordo pela tragédia de Mariana

Brasil

Mineradoras pedem ao STF homologação de acordo pela tragédia de Mariana

Análise será feita pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso

Mineradoras pedem ao STF homologação de acordo pela tragédia de Mariana

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2024 às 16:45

As mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a homologação imediata do acordo de repactuação referente à tragédia de Mariana.

O termo, firmado em 25 de outubro, envolve as empresas, o governo federal, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de representantes das comunidades afetadas. O acordo prevê um valor total de R$ 170 bilhões para reparações, projetos e intervenções na bacia do Rio Doce. Desse montante, R$ 38 bilhões já foram aplicados, e o restante será liberado ao longo dos próximos anos.

Na semana anterior, um grupo de advogados solicitou que a homologação fosse suspensa até que representantes de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais da bacia do Rio Doce fossem consultados. Em resposta, as mineradoras argumentaram que o processo já incluiu audiências com a Funai, o Ministério dos Povos Indígenas, o Ministério de Igualdade Racial e a Fundação Cultural Palmares.

As empresas defendem que esses grupos tradicionais participaram das negociações, destacando que o acordo foi construído para assegurar a "participação efetiva" dessas comunidades. "Os pleitos das comunidades foram considerados nas negociações para a repactuação pelas instituições de Justiça e demais órgãos do poder público", afirmam as mineradoras.