Brasil
A cada 400 crimes ambientais no Brasil, só um termina em prisão, aponta CNJ
Dados do CNJ mostram ainda que país registra em média 4 mil processos do tipo por mês
Foto: Reprodução/GloboNews
Um levantamento feito com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça, mostrou que o Brasil teve até agosto deste ano 183,3 mil processos de crimes ambientais, de acordo com a GloboNews. Apesar do alto número de registros, somente 433 resultaram em prisão.
Além disso, no total de casos na Justiça brasileira até agosto de 2024, somente 41,3 mil foram julgados. Outros 142 mil processos continuam a espera de um julgamento.
Recentemente, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que visa aumentar a pena de crimes ambientais. No caso de incêndio florestal, por exemplo, a punição passaria a ser de 3 a 6 anos de reclusão. O texto, que foi enviado em 15 de outubro, no entanto, está parado.
Os dados do CNJ também mostram que o Brasil registra em média 4 mil novos casos de crimes ambientais por mês - média que tem sido registrada desde 2020, início da série de dados do Conselho. Até agosto deste ano, já foram registrados 34,9 mil novos casos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.