Brasil
FAB nega pedido do Itamaraty para fechar o Aeroporto Santos Dumont durante reuniões do G20
Segundo a FAB, as operações aéreas continuarão ocorrendo regularmente, sem quaisquer prejuízos para os pousos e decolagens previstos para todo o período
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) recusou um pedido do Itamaraty para suspender voos comerciais no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, durante a cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro.
De acordo com a FAB, as operações aéreas no aeroporto seguirão normalmente, sem qualquer impacto nas decolagens e pousos programados para o período.
O Ministério das Relações Exteriores havia solicitado a medida ao Palácio do Planalto, justificando que o aeroporto está localizado na área vermelha, a mais restrita em termos de segurança para o evento. As reuniões com mais de 50 líderes estrangeiros ocorrerão no Museu de Arte Moderna, próximo ao Santos Dumont.
Segundo a FAB, assim como ocorreu na última reunião do BRICS realizada no Brasil, haverá áreas restritas delimitadas, as quais serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem que haja interrupção das operações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.