Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Apagão em SP: 900 mil clientes ainda estão sem luz, diz Enel

Brasil

Apagão em SP: 900 mil clientes ainda estão sem luz, diz Enel

Empresa informou que as chuvas intensas e ventos fortes causaram danos significativos à rede elétrica

Apagão em SP: 900 mil clientes ainda estão sem luz, diz Enel

Foto: Fábio Tito/g1

Por: Metro1 no dia 13 de outubro de 2024 às 15:30

Após forte temporal, cerca de 900 mil clientes da Enel continuam sem energia na capital paulista e na Grande São Paulo neste domingo (13). A empresa informou que as chuvas intensas e ventos fortes causaram danos significativos à rede elétrica, resultando em cortes no fornecimento. Segundo a Defesa Civil, sete pessoas morreram na Grande SP e no interior do estado

Conforme a concessionária, que atende São Paulo e Região Metropolitana, até as 8h de domingo cerca de 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido. "Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede", ressaltou a empresa.

O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, informou neste sábado (12) que a empresa não tem previsão de retomada total do fornecimento de energia na Grande SP. "Não é questão de não saber e não passar. E não quero colocar uma expectativa que seja frustrada. (...) A gente tem consciência do transtorno causado por eventos como esse e sabemos da nossa responsabilidade. Vamos trabalhar de forma incansável para reconectar todos os nossos clientes", declarou.

Moradores de várias cidades da Grande SP e de vários bairros da capital paulista narraram que estavam há mais de 17 horas sem luz. Eles também contam que enfrentaram dificuldades em falar com a Enel, para tentar abrir chamado e obter uma previsão de restabelecimento da energia elétrica.

A falta de energia elétrica da capital paulista e nas cidades da Grande São Paulo já afeta o abastecimento de água em várias regiões, em comunicado a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pediu que moradores de várias regiões economizem água, até que a falta de energia elétrica seja restabelecida.