Brasil
Drauzio Varella alerta sobre golpes que usam sua imagem para vender falsos remédios
Médico afirma que moveu ação judicial contra Meta e encaminhou denúncia ao Ministério Público
Foto: Reprodução/Canal UOL
Em um universo onde a imagem tem poder, a linha entre o real e o fabricado fica cada vez mais tênue, realidade que beneficia grupos criminosos. Em entrevista ao programa Al Tabet, do Canal UOL, desta quarta-feira (9), o médico Drauzio Varella relatou que sua imagem e seu nome são usados para vender falsos remédios nas redes sociais.
Drauzio chamou os grupos de “quadrilhas de falsários”. Ele destacou que o seu incômodo é por usarem a sua imagem para enganar pessoas ingênuas e de baixa escolaridade. "São quadrilhas de falsários, estelionatários, que usam o meu nome para fazer negócios, para enganar os ingênuos. Eles pegam [a imagem de] uma pessoa conhecida e vendem o que a gente nem sabe o que é, e as pessoas por ingenuidade, despreparo, se deixam ser enganadas".
O médico relata que as pessoas o param na rua e dizem que compraram os medicamentos que ele indicou. Para ele, as redes sociais se tornaram um “lugar de trapaças”. "O que me dói é quando vejo gente humilde que me para na rua e diz: 'doutor, comprei aquele seu remédio para o diabetes'... Essa é uma pessoa que tirou esse dinheiro do pouco que tem e esses falsários ficam impunes. Isso que virou essas redes sociais, lugar de trapaças, enganar os outros, inclusive com um assunto como esses, de saúde".
Drauzio Varella afirmou que moveu uma ação judicial contra a Meta, empresa dona de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, pelo uso indevido de sua imagem. O médico também encaminhou uma denúncia ao Ministério Público. Como já noticiado no Metro1, uma das falsas propagandas que usam o médico como garoto propaganda é o do suposto equipamento de monitoramento de gliocose Gliocomax. Além da imagem de Dráuzio, já foi usado o apresentador Ratinho e o ator Ary Fontoura.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.