Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 21 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara aprova em dois turnos PEC do corte de gastos do governo

Brasil

Câmara aprova em dois turnos PEC do corte de gastos do governo

Texto será enviado ao Senado para análise

Câmara aprova em dois turnos PEC do corte de gastos do governo

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de dezembro de 2024 às 09:48

Os deputados federais aprovaram, nesta quinta-feira (19), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacote de corte de gastos obrigatórios do governo. Proposta, que já havia sido aprovada em primeiro turno, teve 348 votos favoráveis e 146 contrários no segundo turno. O texto será enviado ao Senado para análise.

A PEC, que exige a aprovação em dois turnos na Câmara por ser uma alteração constitucional, trata de mudanças no abono salarial, no Fundeb e na prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU). Também abre caminho para a votação de um projeto que limita os supersalários no funcionalismo público. Para garantir a aprovação, o governo concordou em alterar o formato de regulamentação do teto de supersalários, que inicialmente seria definido por uma lei complementar, passando agora a ser regulamentado por uma lei ordinária, com exigência de maioria simples.

Durante a votação, a Câmara rejeitou dois destaques: um do PSOL que tentava retirar as mudanças no Fundeb e outro relacionado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que será discutido em projeto de lei separado. A proposta, que precisava de 308 votos para ser aprovada, obteve 354 votos a favor no primeiro turno, superando a exigência mínima.