Brasil
Morre aos 93 anos, Saturnino Braga, 1º prefeito eleito do Rio após redemocratização
O velório será realizado nesta sexta-feira (4) no Palácio da Cidade, em Botafogo
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga, morreu aos 93 anos, na manhã desta quinta-feira (3) na capital fluminense. Ele estava internado recebendo cuidados paliativos e faleceu de doença pulmonar obstrutiva crônica, segundo a filha, a psicóloga Maria Adélia Saturnino Braga.
O velório será realizado nesta sexta-feira (4) no Palácio da Cidade. Saturnino Braga era viúvo e, além de Maria Adélia, deixa mais dois filhos, Bruno e Antônio. O governo do estado declarou luto oficial de três dias.
Saturnino foi o primeiro prefeito eleito diretamente na cidade após a redemocratização. Elegeu-se pelo PDT em 1986 e geriu a prefeitura até 1988. No período, enfrentou grandes dificuldades financeiras, que o levaram a declarar a falência do município.
Em nota, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do político. “Primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito democraticamente pós-ditadura, Saturnino foi grande defensor da democracia e participante da vida pública do Brasil e do Rio de Janeiro. Sempre militando pelas causas populares. Meus sentimentos aos seus três filhos, Adelia, Bruno e Antonio Frederico, amigos, companheiros e admiradores de sua grande e honrada trajetória política”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.