Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Projeto de lei endurece punições contra a gordofobia

Brasil

Projeto de lei endurece punições contra a gordofobia

O projeto busca combater a gordofobia, que se refere à discriminação e ao preconceito contra pessoas com excesso de peso.

Projeto de lei endurece punições contra a gordofobia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de setembro de 2024 às 08:35

Atualizado: no dia 13 de setembro de 2024 às 09:29

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe incluir a gordofobia na Lei 7.716/89, que define crimes decorrentes de preconceito por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O PL 1786/22, apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), busca combater um tipo de preconceito ainda amplamente ignorado pela sociedade: a gordofobia, que se refere à discriminação e ao preconceito contra pessoas com excesso de peso. “Infelizmente, é grande o número de pessoas que não enxergam que atitudes, comentários ou piadas sobre a forma física do outro têm o poder de causar uma série de danos psíquicos para as vítimas, como depressão, ansiedade e até suicídio”, disse o deputado.

Penas previstas:

  • A proposta prevê reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar discriminação por peso corporal relacionado à obesidade.
  • Impedir alguém, por gordofobia, de acessar ou ser promovido a cargos públicos será punido com reclusão de dois a cinco anos.
  • Negar empréstimo ou benefícios profissionais por gordofobia terá reclusão de dois a cinco anos. A mesma pena se aplicará para quem não conceder equipamentos necessários, impedir ascensão funcional, ou oferecer tratamento diferenciado no trabalho devido ao peso corporal.

A proposta será analisada pelas Comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também pelo Plenário da Câmara.