Brasil
São Paulo enfrenta queimadas diariamente há quase um mês, diz Inpe
Apenas no mês de setembro, o estado paulista contabilizou 1.500 focos de incêndios
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Desde o dia 18 de agosto, São Paulo registra queimadas e focos de incêndios diariamente, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coletados pela Defesa Civil. O estado está em estado de alerta elevado de incêndios, com ondas de calor e baixa umidade relativa do ar que aumento o risco de queimadas.
Neste sábado (14), as cidades podem registrar temperaturas de quase 40 °C e a umidade do ar abaixo de 20%. Até a última quinta-feira (12), o estado contabilizou 1.500 focos de incêndios no mês — o maior em setembro já registrado nos últimos dois anos, conforme Inpe.
Incêndios criminosos
A Polícia Civil (PC) prendeu 20 suspeitos por causarem incêndios em áreas de mata em todo o estado. Na madrugada da última quarta-feira (11), um homem de 36 anos foi preso em flagrante ateando fogo em terrenos baldios em Pedregulho, interior de São Paulo.
No município de Cunha, um homem foi preso por atear fogo em sua casa e em terreno de vegetação nas proximidades. A Polícia Militar informou que ele foi detido em flagrante
Além destes casos, mais 18 pessoas foram detidas: três em Franca, três em Batatais, dois em São José do Rio Preto, um em Rio Claro, um em São Carlos, um em Patrocínio Paulista, um em Santo Antônio da Alegria, um em Jales, um em Guaraci, um em Pindorama, um em Salto, um em Campinas e outro em São Bernardo do Campo.
Ondas de calor
Além de São Paulo, outros oito estados estão com alerta vermelho de grande perigo para onda de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura pode ficar 5 °C acima da média por período maior do que 5 dias — oferecendo risco à saúde.
Outros 19 estados e o Distrito Federal, ainda estão em alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar para os próximos dias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.