Brasil
#Bombatôfora: campanha alerta para riscos do uso de esteroides anabolizantes
Entre os embaixadores do projeto está o hepatologista baiano Raymundo Paraná
Foto: Reprodução/Freepik
Médicos de todo o Brasil se únem em uma campanha para alertar contra o risco do uso dos esteroides anabolizantes e similares que causam inúmeros danos à saúde. Apelidada de #BombaTôFora, o projeto une cardiologistas, endocrinologistas, hepatologistas, médicos do esporte e também profissionais da Educação Física.
Através de sua página do Instagram e em palestras desenvolvidas pelo projeto, o programa cria e divulga conteúdos para educar os internautas e o público sobre quais são os efeitos colaterais do uso de bombas.
Entre os riscos que podem ser causados estão o de problemas graves no coração, como pressão alta, disfunção cardáica e doenças relacionadas ao músculo do coração. Os profissionais alertam que os efeitos podem ser irreversíveis, com a possibilidade de nãpo desaparecerem mesmo se o uso for interrompido.
O projeto, que também tem site oficial foi criado pelo Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva da UNIFESP e pela agência Y&R, com o apoio piloto da Universidade de Caxias do Sul.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.