Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Brasil deve usar presidência do G20 para propor reforma ao FMI

Brasil

Brasil deve usar presidência do G20 para propor reforma ao FMI

Informação foi passada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, nesta quinta-feira (23)

Brasil deve usar presidência do G20 para propor reforma ao FMI

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de novembro de 2023 às 18:30

Atualizado: no dia 23 de novembro de 2023 às 18:58

O Brasil pode usar a presidência do G20 para propor a reforma de instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC). A informação foi passada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, nesta quinta-feira (23). 

De acordo com Haddad, o mandato brasileiro no grupo servirá de oportunidade para uma “reglobalização sustentável”, que promova a transição energética no planeta. As declarações foram feitas durante reunião no Palácio do Planalto para instalação da Comissão Nacional do G20.

Essa comissão é encarregada de coordenar o mandato brasileiro no grupo, que começa em 1º de dezembro e durará um ano. A comissão organizará as 104 reuniões previstas durante esse período e a mais importante será a Reunião de Cúpula do G20, prevista para novembro de 2024 no Rio de Janeiro.

Haddad criticou a globalização que ocorreu nas décadas de 1990 e 2000 porque, segundo ele, o processo resultou na concentração de renda, em diferenças de níveis de desenvolvimento entre os países e na atual mudança climática. “Nós temos que recuperar o multilateralismo e a perspectiva de integração entre as nações, mas isso tem que ser feito de outra maneira”, declarou. “Nossa visão estratégica não é voltar ao passado, como alguns têm sugerido. É uma nova globalização socioambiental", concluiu.