Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Operação da Polícia Federal prende suspeito de participação no assassinato de Marielle Franco

Brasil

Operação da Polícia Federal prende suspeito de participação no assassinato de Marielle Franco

Até então, as investigações tinham levado à prisão dois executores: o PM reformado Ronnie Lessa e do e ex-PM Elcio de Queiroz

Operação da Polícia Federal prende suspeito de participação no assassinato de Marielle Franco

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 24 de julho de 2023 às 07:08

Atualizado: no dia 24 de julho de 2023 às 16:21

A primeira fase Operação Élpis, que investiga os homicídios da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (24), pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana.

O suspeito preso é o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel. Ainda não há informações sobre como teria sido a participação dele no assassinado, mas, de acordo como Ministério Público do Rio de janeiro, Suel teria ajudado a jogar no mar as armas que estavam com Ronie Lessa, acusado de realizar os disparos contra a vereadora. Além disso, ele era o dono do carro onde o armamento estava escondido.

O ex-bombeiro chegou a ser condenado a quatro anos em 2021 por atrapalhar as investigações do caso. Ele foi preso em 2020, mas cumpria a pena em regime aberto. Até então, as investigações tinham levado à prisão dois executores: o policial militar reformado Ronnie Lessa e o motorista e ex-policial militar Elcio de Queiroz. Ainda assim, os motivos e mandantes permanecem desconhecidos.

Em fevereiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), determinou que fosse aberto um inquérito na Polícia Federal para "ampliar a colaboração federal" nas investigações.