Brasil
Morre Theodomiro Romeiro, primeiro condenado à morte pela ditadura militar brasileira
O juiz Theodomiro Romeiro dos Santos foi perseguido, preso e condenado à morte aos 18 anos, em 1971
Foto: TRT-PE
Morreu neste domingo (14), aos 70 anos, o juiz Theodomiro Romeiro dos Santos. O magistrado foi o primeiro homem condenado pela ditadura militar brasileira. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, em Pernambuco, onde ele atuava.
Theodomiro foi perseguido, preso e condenado à morte aos 18 anos, em 1971. Quando foi capturado, ainda em 1970, Theodomiro pegou a arma que tinha com ele na viatura em direção à prisão e disparou três vezes, matando um agente da marinha e ferindo um policial federal.
A prisão aconteceu em 27 de outubro de 1970, na avenida Vasco da Gama, em Salvador. Theodomiro estava junto com Getúlio de Oliveira e Paulo Pontes, membros do então clandestino Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), quando recebeu a voz de prisão. Na ocasião, Getúlio fugiu, mas Theodomiro e Paulo Pontes acarabam aprisionados.
Theodomiro foi condenado à morte no mesmo ano, mas a sua pena mudou para prisão perpétua em 1971. Ele foi torturado e, em 1979, fugiu da prisão. Ficou exilado na França e voltou ao Brasil em 1985, depois que a sua condenação não valia mais e se graduou em Direito.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.