Brasil
Ministro da Defesa pede ao TSE para participar de comissão que discute regras eleitorais
Pedido acontece no momento em que presidente Jair Bolsonaro (PL) amplia insinuações golpistas e questionamentos sobre eleições
Foto: Igor Santos / PR
O ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira, pediu ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, para passar a receber "eventuais demandas" direcionadas às Forças Armadas sobre "solicitações diversas, participação em reuniões, etc." da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), criada pelo tribunal em 2021 para discutir as regras eleitorais.
O pedido acontece no momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) amplia as insinuações golpistas e questionamentos sobre as eleições.
"Solicito a Vossa Excelência que, a partir desta data, as eventuais demandas da CTE direcionadas às Forças Armadas, tais como solicitações diversas, participação em reuniões etc., sejam encaminhadas a este Ministro, como autoridade representada naquela Comissão", afirmou o ministro da Defesa a Fachin, no ofício.
Em nota, a Defesa disse que não há pedido de retirada de Portella da CTE. "Portanto, não houve, 'autonomeação' do ministro da Defesa, Paulo Sérgio, para a referida função", afirmou o ministério.
O TSE ainda não se manifestou sobre o pedido de Nogueira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.