Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 23 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ministério da Saúde sofreu 2ª invasão hacker, diz Marcelo Queiroga

Brasil

Ministério da Saúde sofreu 2ª invasão hacker, diz Marcelo Queiroga

Chefe da pasta afirma que ataque foi menor; ConecteSUS, que emite certificado da vacina, está fora do ar pelo quarto dia

Ministério da Saúde sofreu 2ª invasão hacker, diz Marcelo Queiroga

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 14 de dezembro de 2021 às 08:07

O Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker nos últimos dias e parte dos sistemas da pasta está indisponível. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada pelo chefe da pasta, Marcelo Queiroga.

"Em relação a esse (ataque), foi algo de menor monta. Estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível", declarou o ministro nesta segunda.

Em nota, a Saúde havia dito apenas que o sistema estava em manutenção. "O Ministério da Saúde informa o Datasus realiza manutenção preventiva na rede interna da pasta, nesta segunda-feira (13). Com isso, os sistemas internos ficarão temporariamente indisponíveis", disse o ministério, antes da fala de Queiroga.

O site do ministério está fora do ar nesta segunda-feira (13). Além disso, a plataforma ConecteSUS está há quatro dias sem emitir o comprovante de vacinação contra a Covid por outro ataque hacker, registrado na madrugada de sexta-feira (10).

O sistema reúne ainda informações do histórico clínico dos pacientes, medicamentos dispensados e exames feitos. Essas funcionalidades também não voltaram a funcionar.

O Ministério da Saúde informou, por nota, que a pasta trabalha para restabelecer o ConecteSUS ainda nesta semana.

O ministro Queiroga afirmou que a ideia era colocar de volta no ar os sistemas na terça-feira (14), mas sugeriu que o novo ataque pode atrasar os planos.

"Falei que até amanhã. Aí houve esse outro ataque. Infelizmente somos vítimas dessas figuras", disse o ministro.