Brasil
Ministério da Saúde publica vídeo com críticas à promessa de vacinação de Doria
Gravação feita pelo secretário-executivo da pasta pede que o governador “não venda sonhos que não pode cumprir”
Foto: Tony Winston/MS
Um vídeo onde o Secretário-executivo, coronel Elcio Franco, critica o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi publicado pelo Ministério da Saúde na tarde de ontem (13). Na gravação, o secretário aparece afirmando que o representante paulista “brinca com a esperança de milhares de brasileiros” ao fazer promessa de vacinação contra o coronavírus com data de início para 25 de janeiro do ano que vem para toda a população do estado. Essa afirmação é feita sem nenhuma garantia concreta, o que o coronel avalia como um “devaneio”.
Franco explica que o imunizante que Doria promete sequer possui registro ou autorização para uso emergencial. “Não venda sonhos que não pode cumprir”, pede. A publicação foi feita na página oficial do Ministério da Saúde e compartilhada pelo autor em suas redes.
O governador de SP afirmou à população que foi criado um plano de vacinação com a Coronavac, imunizante que não foi registrado nem autorizado ainda no Brasil, na última segunda-feira (7). A vacina elaborada pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac em conjunto com o Instituto Butantã segue na terceira fase de testes e não teve a sua eficácia confirmada. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só poderá avaliar se autorizará o produto depois da finalização desta última etapa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.