Bahia
Fotógrafo baiano fica em terceiro lugar em prêmio nacional de fotografia
O prêmio é considerado um dos que mais tem visibilidade no país
Foto: Robério Braga
O fotógrafo baiano Robério Braga ficou em terceiro lugar na categoria Ensaio do Portfólio Em Foco 2018 (PEF), que integra o festival Paraty em Foco. Único brasileiro no topo da premiação, ele fotografou o ensaio "A Missa", com personagens negros virados de frente para igrejas e de costas para as câmeras. O prêmio é considerado um dos que mais tem visibilidade no país.
“Robério Braga retratou seus personagens de costas para a câmera. Nas tranças de cada um deles a história de um mar profundo, de uma travessia ainda para ser resolvida, de um tormento escancarado, de um grito que ecoa até hoje nas esquinas do presente, de um conflito que teremos para sempre em nossas mãos, de uma pergunta que jamais será calada: quem é “esse outro” que somos nós mesmos?", diz o texto da premiação.
Robério Braga é natural de Salvador e faz parte do acervo Permanente dos Museus Afro Brasileiro (Ibirapuera, São Paulo), MIS (São Paulo) e MACS (São Paulo). Ele iniciou sua carreira em 1993, quando participou da Bienal do Recôncavo em São Felix e na Mostra Nacional de Fotografia (UFBA).
Em primeiro lugar do PEF ficou o mexicano Javier Alvarez e em segundo a argentina Constanza Portnoy. Clique aqui e confira o restante do ensaio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.