Bahia
Secretaria de Educação publica portaria que reformula currículo do Ensino Médio na Bahia
Segundo a superintendente da SEC a reformulação curricular foi construída a partir de um amplo debate com a comunidade educativa baiana
Foto: Amanda Chung / SEC BA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou no sábado (18), no Diário Oficial do Estado, uma portaria que define novas diretrizes para a organização curricular do Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Bahia.
A norma, baseada na Lei nº 14.945/2024 e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), estabelece regras para a estrutura curricular, carga horária, avaliação da aprendizagem e elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). As mudanças seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, a reformulação curricular foi construída a partir de um amplo debate com a comunidade educativa baiana.
"A matriz para o Ensino Médio que apresentamos decorre das alterações propostas pelo Ministério da Educação. Após discussões com professores, estudantes e a sociedade civil, apresentamos uma matriz baseada no conceito de justiça curricular, que garante uma organização do tempo pedagógico com distribuição equitativa entre as áreas de conhecimento. Além disso, oferecemos um itinerário formativo transdisciplinar, garantindo aprofundamento e fortalecimento de todas as áreas no processo de ensino e aprendizagem", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.