Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 05 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Justiça determina reintegração de posse para comunidades pataxós na Bahia

Bahia

Justiça determina reintegração de posse para comunidades pataxós na Bahia

Mradores irregulares devem sair da Terra Indígena Comexatibá, em Teixeira de Freitas

Justiça determina reintegração de posse para comunidades pataxós na Bahia

Foto: Ascom DPE/BA

Por: Metro1 no dia 04 de outubro de 2024 às 14:35

A Justiça Federal determinou que a posse de uma área na Terra Indígena Comexatibá, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, seja devolvida às comunidades indígenas pataxós.

De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), a área onde estão situadas as aldeias Kaí, Tibá, Dois Irmãos, Tawã, Pequi, Gurita e Monte Dourado foi ocupada de forma irregular nos últimos anos por um homem e um grupo que ele liderava. O pedido de reintegração de posse foi feito pela DPU em 2022. Ao analisar o caso, o juiz federal Raimundo Bezerra Mariano Neto determinou, no dia 29 de agosto, o prazo de 15 dias para a desocupação e multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Além disso, autorizou utilização de reforço policial para garantir o cumprimento da medida, caso necessário. Com o fim do prazo, a DPU pediu, na quarta-feira (2), o cumprimento do mandado de reintegração de posse. “Os documentos apontam que os réus não possuem qualquer vínculo com a comunidade indígena pataxó, não são reconhecidos ou pertencem a qualquer aldeia de ocupação histórica na área”, afirmou em um trecho.