Bahia
Vídeo: Vitória da Conquista tem carros levados por enxurrada; Defesa Civil pede para população ficar em casa
Município está em alerta até domingo (23); volume das precipitações é três vezes maiores do que o esperado
Foto: Reprodução/Vídeo
Vários carros foram levados por uma enxurrada que desce pela Avenida São Geraldo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Um vídeo gravado na noite desta quinta-feira (20), que circula nas redes sociais, chega a mostrar um automóvel sem controle por causa da força da água, na pista inundada. No local, outros veículos ficaram parados em fila, aguardando a situação amenizar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas que atingiram a cidade na noite desta quinta e na madrugada desta sexta-feira (22) foram resultado do avanço de uma frente fria. O volume de água no município ficou três vezes acima dos 10 mm esperados, chegando a 40 mm.
Diante da situação, o Inmet colocou Vitória da Conquista em alerta laranja nesta sexta. A cor representa perigo de chuvas intensas, que podem chegar a 60 mm por hora ou 100 mm por dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
A Defesa Civil do município pediu à população para que não saia de casa e evite locais onde há enxurradas ou sinais de deslocamento de materiais sólidos ou buracos abertos pela chuva.
Chuvas no sul da Bahia
O Corpo de Bombeiros (CBM-BA) informou ao Metro1 que a instituição está mandando, nesta sexta, dez bombeiros de Salvador para apoiar operações relativas à chuva em Porto seguro, no sul da Bahia.
Entre esta sexta e domingo (23), os acumulados de chuva devem superar os 100 mm na região, segundo a Defesa Civil da capital (Codesal). O alerta é voltado, principalmente, para as cidades costeiras, mais próximas ao oceano Atlântico.
Entre o fim de 2021 e o início de 2022, a região sul do estado foi afetada por grandes enchentes. Considerada a maior tragédia contemporânea da Bahia, as chuvas provocaram 27 mortes, deixaram 523 pessoas feridas, 25.901 desabrigados e 58.691 desalojados.
Veja o vídeo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.