Bahia
Ufba convoca ato por recomposição de orçamento e investimentos pelo governo federal
Ação acontecerá no dia 18 de maio, às 9h, no canal da TV Ufba no YouTube
Foto: Reprodução / Ufba
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) convoca um ato público nacional para lutar contra o que chama de projeto de nação, que visa o desmonte das políticas públicas e a destruição do sistema educacional brasileiro, comandado pela atual gestão federal. A ação acontecerá no dia 18 de maio, às 9h, no canal da TV Ufba no YouTube.
O manifesto “Educação contra a babárie”, da Ufba, critica o negacionismo, autoritarismo e “ignorância” do governo federal. O texto cita a “má gestão” no combate à pandemia do coronavírus e os cortes orçamentários e ataques feitos às universidades. E conclui que há apenas dois caminhos a serem seguidos: a educação ou a barbárie.
Na linha da educação, o manifesto inclui o investimento no Sistema Único de Saúde (SUS), no meio ambiente, escolas, universidades e agências de fomento à pesquisa. Por outro lado, com a barbárie, estão a taxação de livros, o estímulo ao acesso a armas, a gestão irresponsável da saúde na pandemia e o ataque indiscriminado a políticas de Estado.
O texto conclui exigindo, “com urgência”, a “recomposição orçamentária e investimentos que garantam o funcionamento de funções estatais relativas a políticas públicas, à educação e à saúde, à proteção da vida, aos direitos básicos de nosso povo e ao meio ambiente”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.