Bahia
PF inicia operação contra fraude em benefícios previdenciários na Bahia
Pagamentos mensais fraudulentos foram identificados a partir de ações de um grupo criminoso
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Polícia Federal, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social lançou, na manhã de terça-feira (3), a Operação De Volta Para o Futuro, com o objetivo de desmontar um esquema criminoso responsável por fraudes em benefícios previdenciários na Agência da Previdência Social de Itaberaba, na Bahia.
A ação é resultado de investigações que se iniciaram há aproximadamente seis meses, quando a concessão irregular de benefícios foi detectada por meio da inserção de vínculos trabalhistas falsos. As investigações revelaram que duas servidoras da agência do INSS em Itaberaba estavam inserindo vínculos trabalhistas inventados no sistema, sem documentação que comprovasse a veracidade das informações. Isso era feito com a intenção de conceder aposentadorias, tanto urbanas quanto rurais, de forma indevida a terceiros.
As fraudes eram realizadas para períodos longos como se fossem retroativos, o que facilitava a concessão dos benefícios. Além da concessão indevida de aposentadorias, uma das servidoras envolvidas na fraude também foi identificada por inserir ordens de pagamento irregulares no sistema, o que resultou na duplicidade de créditos de alto valor.
Essa prática gerava pagamentos mensais fraudulentos, além de valores retroativos significativos, uma vez que as datas de início dos benefícios eram manipuladas para serem anteriores ao que realmente ocorria. As investigações ainda indicaram que uma parte substancial dos valores pagos indevidamente pelo INSS voltava para as próprias servidoras e pessoas envolvidas no esquema.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.