Bahia
Acordo decide pela volta ao trabalho de funcionários da Ford em Camaçari
Retorno está previsto para a próxima segunda-feira (22)
Foto: Sergio Figueiredo/Divulgação
Os funcionários que deixaram os postos de trabalho desde que a Ford anunciou a saída da Bahia, devem voltar às atividades na próxima segunda-feira (22). Os trabalhadores deverão retornar depois de decisão tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho [TRT5-BA], em sessão online que aconteceu na manhã de hoje (18).
O retorno já abrange o primeiro turno de operação da montadora, às 6h. No acordo, a Ford se compromete a continuar pagando os salários dos trabalhadores durante três meses, tempo que deve durar a negociação entre as partes. A medida, no entanto, não alcança os trabalhadores das empresas conhecidas como sistemistas, que operam como auxiliares da montadora.
Uma nova reunião para tentar novos acordos está prevista para amanhã (19) entre sindicato dos metalúrgicos, Federação e a Ford, podendo levar ao retorno também dos funcionários das empresas sistemistas.
Segundo a Ford, a empresa encerrou a produção de veículos na Bahia, mas continuará com seu Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e ativamente presente no Brasil comercializando veículos de alta tecnologia e oferecendo aos clientes ampla assistência, incluindo serviços, peças de reposição e garantia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.