Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Home

/

Indicações da Metropole

/

De aflicação a quietude, "Som do Silêncio" discute sentidos da escuta

De aflicação a quietude, "Som do Silêncio" discute sentidos da escuta

Um baterista promissor entra em desespero ao descobrir que está sofrendo perda de audição repentina

De aflicação a quietude, "Som do Silêncio" discute sentidos da escuta

Foto: Divulgação

Por: Leticia Alvarez no dia 01 de setembro de 2023 às 20:00

Ao ser pego de surpresa e entrar em um repentino processo de perda de audição, o baterista Ruben é consumido pelo desespero diante de sua nova realidade, já que ela separa o artista do universo que estava acostumado, com músicas intensas de heavy metal em sucessivos shows e ensaios.

Assim como a aflição vivenciada por Ruben vai se esvaindo ao longo da narrativa, a sonoplastia de "O Som do Silêncio" (2019) permite que o espectador tenha a experiência de acompanhar a percepção do protagonista sobre as mudanças, sonoras ou não, ao seu redor. Aclamado, o uso do recurso rendeu à produção o Oscar de Melhor Som.

A trama do filme não se contenta em ser encaixada em uma história de auto aceitação ou desistência por parte de pessoas com deficiência física. A peça central do longa é o súbito dilema enfrentado pelo artista, que tem recaídas pelo medo das mudanças em seu corpo e o que elas refletem no futuro de suas paixões.

Filme de estreia do diretor e roteirista Darius Marder, "O Som do Silêncio" pode ser assistido no Brasil de forma on-line, através das plataformas de streaming Amazon Prime Video, Google Play Filmes e YouTube.