Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Lacen passa a fazer teste em tempo real de HPV

Saúde

Lacen passa a fazer teste em tempo real de HPV

O teste em tempo real para detecção do vírus papiloma humano (HPV) agora, pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), será a única unidade responsável a fazer a análise. [Leia mais...]

Lacen passa a fazer teste em tempo real de HPV

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2018 às 19:03

O teste em tempo real para detecção do vírus papiloma humano (HPV) agora, pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), será a única unidade responsável a fazer a análise.

As coletas do material (secreção/raspado de colo uterino, cervical, vaginal, uretral, glande peniana e fragmento de tecidos obtidos por biópsia) serão feitas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na Avenida Vasco da Gama e Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), na Rua Comendador José Alves Ferreira, no bairro do Garcia. O material será encaminhado ao Lacen.

O HPV é um vírus que atinge a pele e pode causar verrugas ou lesões antecessores de câncer, como o do colo de útero, garganta ou ânus.