Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Vacina contra a dengue já pode ser vendida no Brasil

Saúde

Vacina contra a dengue já pode ser vendida no Brasil

A vacina contra a dengue está registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há sete meses e já pode ser comercializada no Brasil. [Leia mais...]

Vacina contra a dengue já pode ser vendida no Brasil

Foto: Daniel Guimarães/ A2img

Por: Luiza Leão no dia 26 de julho de 2016 às 16:42

A vacina contra a dengue está registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há sete meses e já pode ser comercializada no Brasil. Os valores da Dengvaxia foram determinados pelo Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), e estão entre R$132,76 e R$138,53, variando de acordo com o Imposto Sobre Circulação e Serviços (ICMS) adotado em cada estado.

"Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas tem taxa de aplicação, tem tributação da clínica, tem que pagar sua estrutura. Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. Esse é o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfuri. O infectologista acredita que o produto é um avanço para o problema de saúde pública relacionado ao vírus da dengue. O valor de repasse ao consumidor ainda não foi estimado.

A empresa francesa Sanofi Pasteur, registada no Brasil desde dezembro de 2015, é a responsável pela Dengvaxia, a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo. De acordo com a Anvisa, a demora para a distribuição do produto indicado para pessoas entre 9 e 45 anos, tem relação direta com seu ineditismo. O laboratório tem capacidade de produção de 100 milhões de doses do produto e garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença.