Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Aos Fatos: Mandados contra advogados de Salvador e Portugal reconhece culpa pela escravidão

Rádio Metropole

Aos Fatos: Mandados contra advogados de Salvador e Portugal reconhece culpa pela escravidão

Podcast Aos Fatos está disponível nas principais plataformas de áudio; ouça a edição de 24 de abril de 2024

Aos Fatos: Mandados contra advogados de Salvador e Portugal reconhece culpa pela escravidão

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 24 de abril de 2024 às 20:00

O Aos Fatos desta quarta-feira (23) destaca os seis mandados de busca e apreensão, executados pelo Ministério Público estadual, contra dois escritórios de advocacia e seus sócios, que participavam de um esquema de advocacia predatória. A ação ainda apreendeu 10 mil dólares em espécie, documentos e celulares. Os mandados foram cumpridos nos bairros do Horto Florestal, Caminho das Árvores, Graça e Comércio. Ninguém foi preso.

Invasores entraram no sistema de pagamentos da administração federal e desviaram cerca de R$ 2 milhões para a conta de um estabelecimento em Campinas (SP). Os criminosos usaram as senhas de dois servidores do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação) para direcionar o pagamento à empresa registrada com nome fantasia de "Adonai Comércio". Os Invasores também tentaram movimentar recursos em ao menos três órgãos federais, incluindo a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Um relatório global divulgado pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023. Ao descrever a situação brasileira, o relatório destaca episódios específicos, como os seis dias de operação policial na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, que deixaram 120 mil moradores sem acesso a aulas, eletricidade e atendimento médico.

O Google resolveu vetar o impulsionamento de propaganda eleitoral a partir do dia 1º de maio deste ano. A decisão ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigir que as big techs cumpram regras para as eleições municipais de 2024. O Google teria que montar um painel para uma vasta lista de anúncios, o que é possível com tecnologia. No entanto, diante do risco de falha no sistema, a empresa optou por suspender a possibilidade de impulsionamento de conteúdos de candidatos.

Portugal reconheceu pela primeira vez a responsabilidade pela escravidão e crimes cometidos contra negros e indígenas no Brasil durante o período colonial. Em diálogo com correspondentes estrangeiros nesta terça-feira (23), o presidente do país, Marcelo Rebelo, disse ainda que Portugal deveria realizar uma reparação pelos danos causados. Apesar do discurso, o presidente não informou de que forma essa reparação seria feita.

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, foi entrevistado na Rádio Metropole nesta quarta-feira (24). Em visita a Salvador para as articulações do partido voltadas às eleições de outubro, ele falou sobre as expectativas da sigla, que disputará o pleito na federação junto com o PSDB. Para Bittencourt, a Bahia é um estado estratégico para a política nacional.

Para essas e outras notícias, escute: