Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Suspeito de coordenar jogo Baleia Azul é preso no Rio de Janeiro

Brasil

Suspeito de coordenar jogo Baleia Azul é preso no Rio de Janeiro

Um homem de 23 anos foi preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, durante operação realizada na manhã desta terça-feira (18) contra uma rede de supostos envolvidos no jogo Baleia Azul, que induziria jovens ao suicídio via internet. [Leia mais...]

Suspeito de coordenar jogo Baleia Azul é preso no Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 18 de julho de 2017 às 14:55

Um homem de 23 anos foi preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, durante operação realizada na manhã desta terça-feira (18) contra uma rede de supostos envolvidos no jogo Baleia Azul, que induziria jovens ao suicídio via internet. Matheus Silva é suspeito de ser um dos coordenadores do crime nas redes sociais.

Batizada de Aquarius, a operação cumpre mandados de busca e apreensão em outros 20 municípios de nove Estados brasileiros. A investigação é da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil fluminense. Ela foi iniciada a partir de denúncias de pais de jovens que estariam envolvidos no jogo, supostamente surgido na Rússia.

No Baleia Azul, o suicídio é a última etapa de 50 desafios que seriam propostos aos adolescentes participantes. Entre eles, estão assistir a filmes de terror, fomentar inimizades para si mesmo e a automutilação, além da última fase, que seria tirar a própria vida. A veracidade do jogo, contudo, já foi questionada e há pessoas que acreditam que é apenas um boato da internet.