Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Comissão do Senado aprova tornar crime mudança da meta fiscal no 2º semestre

Brasil

Comissão do Senado aprova tornar crime mudança da meta fiscal no 2º semestre

Foi aprovado nesta terça-feira (15), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, um projeto que torna crime de responsabilidade a alteração, pelo Executivo, da meta fiscal de um ano após o dia 17 julho do mesmo ano. [Leia mais...]

Comissão do Senado aprova tornar crime mudança da meta fiscal no 2º semestre

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 15 de agosto de 2017 às 16:53

Foi aprovado nesta terça-feira (15), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, um projeto que torna crime de responsabilidade a alteração, pelo Executivo, da meta fiscal de um ano após o dia 17 julho do mesmo ano.

Esta data foi escolhida pois é quando se encerram as atividades do Congresso no primeiro semestre de cada ano. Crimes de responsabilidade são os atos cometidos por autoridades, como o presidente, que atentem contra a Constituição. Eles podem ser punidos com a perda da função, além de justificar um pedido de impeachment.

A aprovação da nova regra no Senado acontece em meio às discussões dentro do governo do presidente Michel Temer para a mudança da meta fiscal de 2017 e 2018. O Ministério da Fazenda informou nesta terça que o anúncio da proposta da nova meta está marcado para ser feito na manhã desta quarta (16).

Para entrar em vigor, o projeto precisará ser aprovada pelo plenário do Senado e Câmara. Por isso, será difícil que a nova punição valha já para a alteração prevista para 2017.